quarta-feira, 17 de março de 2010

Movimento Chega de Acidentes completa seis meses

O Chega de Acidentes, movimento pela implementação de um Plano Nacional de Segurança Viária no Brasil, continua sua batalha. Criado oficialmente em 18 de setembro de 2009 por várias entidades, entre as quais o Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) e a Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), sua campanha já antecipava ações antes mesmo de a ONU (Organização das Nações Unidas) proclamar, recentemente, a Década de Ações para a Segurança no Trânsito de 2011 a 2020. Seu principal objetivo é chamar a atenção da sociedade e das autoridades para o grande número de acidentes e mortes no trânsito.

No site www.chegadeacidentes.com.br um relógio virtual estima a evolução da quantidade de vítimas fatais e não fatais no Brasil e o impacto econômico dos acidentes e suas vítimas. Desde que o relógio iniciou a estimativa, o trânsito já provocou a morte de 18.509* pessoas e outras 58.638* foram hospitalizadas. De acordo com dados levantados pelo movimento, o impacto econômico desses acidentes correspondem a cerca de R$ 16,5 bilhões*. Esse valor equivaleria ao investimento em 113 km* de linha de metrô em São Paulo; 329* hospitais de reabilitação; e aproximadamente 470 mil* casas populares e 70 milhões* de cestas básicas.

O cenário atual de insegurança no trânsito, com o elevado número de acidentes e vítimas, pode ser mudado. Para isso, é essencial a execução de um programa fundamentado em estatísticas e informações adequadas e com ações coordenadas em todo o território nacional. Em 2010, o Cesvi realizará reuniões permanentes com as entidades que apoiam o movimento Chega de Acidentes com a finalidade de articular projetos voltados para a década da segurança viária no País.

*Dados da última estimativa em 17/03/2010, às 14h22.

Como participar do movimento

No mesmo endereço eletrônico é possível participar de um abaixo-assinado para que a sociedade possa engajar-se em prol dessa iniciativa. A sociedade civil tem se manifestado e até o momento mais de cem pessoas já assinaram o abaixo-assinado.

Os interessados em apoiar ou divulgar esta ação podem entrar em contato por meio do próprio site, que permanecerá no ar até que um Plano Nacional de Segurança Viária seja implementado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário