quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Férias: cuidado com as crianças

Já estamos em época de férias, do merecido descanso dos trabalhadores e também das crianças, que sempre esperam ansiosamente por esse período para aproveitar as viagens em família.

Antes de pegar a estrada, no entanto, é preciso ficar atento às condições do veículo e verificar componentes como freios, faróis, lanternas, pneus, rodas, suspensão, correia dentada, sistema de arrefecimento do motor - composto pelo radiador, mangueiras, válvulas e reservatórios de água -, palhetas dos limpadores de pára-brisa, entre outros itens. Certifique-se de que tudo está funcionando bem antes de colocar sua família no carro para partir a caminho da diversão.

Mas os cuidados não param por aí: preste muita atenção à maneira certa de transportar crianças, o que na verdade deve ocorrer não só nas viagens, mas no seu dia-a-dia. Os pequenos de até um ano de idade ou 9 kg devem ser levados no carro em cadeirinhas apropriadas, instaladas de costas para o movimento (para evitar o efeito causado na cabeça pelo impacto frontal). Crianças de 9 kg a 18 kg devem ser transportadas na cadeirinha, instalada de frente para o movimento.

Quando atingirem o peso de 18 kg a 36 kg, devem ir sentadas sobre um suporte de elevação, uma espécie de banquinho, para que o cinto de segurança passe nos lugares corretos do corpo (no centro do ombro e não no pescoço, nos quadris e não no estômago). Elas só devem ser transportadas sem o uso de um assento especial quando tiverem altura suficiente para utilizarem o cinto de segurança do carro da maneira correta. As travas das portas devem estar ativadas, para que as crianças não consigam abri-las, e as janelas devem ficar quase totalmente fechadas.

Também é bom pensar na alimentação. Para garantir que comam de forma saudável ao longo da viagem, leve frutas, água, suco e barras de cereal, principalmente se você não conhecer bem a estrada e não souber que tipo de restaurantes ou lanchonetes vai encontrar no caminho.

Viagens longas causam desconforto, tédio e desgaste nas crianças. Portanto, lembre-se de fazer paradas a cada duas ou três horas. Se possível, leve jogos ou faça brincadeiras para distrai-las durante o trajeto.

Faça da sua viagem com a família um momento muito agradável. Aproveite cada instante. E boas férias!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário