quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Air bag será obrigatório

A partir de agora, o air bag dianteiro será obrigatório para carros novos fabricados no Brasil e importados. O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, ontem, Projeto de Lei (PL) nº 1825/07, do Senado, que determina a exigência do item. A matéria ainda depende de sanção presidencial.

A obrigatoriedade não se aplica aos veículos destinados à exportação e vale apenas para os bancos do motorista e do passageiro da frente. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) será o responsável em regulamentar a implantação do air bag, com as suas respectivas especificações técnicas. O PL determina, ainda, que, a partir do primeiro ano após a regulamentação, os projetos de veículos novos já devem prever a utilização do item. No caso dos modelos já em produção, a incorporação do equipamento será progressiva, a partir do quinto ano das normas estipuladas pelo Contran.

A medida é interessante se pensarmos na segurança, já que o equipamento pode evitar ferimentos mais graves em colisões. Mas, se um equipamento de segurança passiva, ou seja, que só atua após a ocorrência do acidente, se torna obrigatório, por que não exigir também a obrigatoriedade de equipamentos de segurança ativa, que efetivamente possam reduzir o risco de acidentes, como os freios ABS, que evitam que o motorista perca o controle do veículo em caso de frenagem brusca ou em piso molhado, por exemplo?

Vale pensar sobre isso e também em maneiras de dar incentivos às montadoras para que o custo destes dispositivos não tornem os preços dos carros fora da realidade do consumidor brasileiro!

3 comentários:

  1. Hoje o preços dos carros ja estão fora da realidade brasileira, o Airbag vai tornar mais caro cerca de 20%, segurança é necessário, mas e os impostos tão altos será que é necessário?

    ResponderExcluir
  2. Acho que essa é uma medida relativamente inteligente: bom pelo lado da segurança, ruim pelo lado do bolso do consumidor, afinal, o preço do air bag, hoje, como opcional, ultrapassa facilmente os R$ 2 mil.

    Só espero que não seja mais uma daquelas medidas só para fazer barulho, como a obrigatoriedade do kit de primeiro socorros e da proibição do uso do engate. Vamos ver...

    ResponderExcluir
  3. Adolfo Luiz de Oliveira Costa4 de maio de 2009 às 13:03

    Palmas ao Senado e a Câmara dos Deputados!
    Mas...
    E quanto aos muitos veículos que vemos no dia a dia em nossas ruas desafiando as leis, sem párachoques, sem iluminação, com pneus carecas (citando apenas o que está visível), colocando a vida de todos em risco?
    Como fica? Tem alguma autoridade cuidando disto?

    ResponderExcluir