A 25ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que fica aberta ao público até o próximo dia 9, tem este ano uma responsabilidade a mais. Afinal, a partir de agora, a mostra passa a integrar o respeitável calendário de eventos da Oica, (Organização Internacional de Fabricantes de Veículos Automotores). Com isso, terá o mesmo destaque dos maiores salões mundiais do setor, como os da Alemanha, França, Estados Unidos, Japão e Suíça.
Entre os inúmeros lançamentos, carros dos sonhos e show cars, merecem ser vistos e prestigiados os carros-conceito desenvolvidos aqui por profissionais brasileiros.
A função desses protótipos, além de chamar a atenção para os estandes das montadoras, é apontar tendências, demonstrar novas tecnologias e medir a reação do público para saber se modelos como esses seriam bem recebidos pelos consumidores.
Entre eles está o GPiX, que foi totalmente desenvolvido pelo Centro de Design da General Motors em São Caetano. Ele representa a visão da marca para um segmento do qual ainda não participa: o de crossovers. Crossovers são veículos que possuem características de modelos de dois ou mais segmentos. No caso do GpiX, ele mistura elementos de um cupê com um utilitário esportivo.
Seu nome é uma combinação de letras que demonstra o significado do modelo: "G" é de global, e "Pix", a abreviatura de "Picture", que em inglês quer dizer "imagem" - seria algo como a imagem global de um crossover médio criado para a marca Chevrolet.
Na verdade, para a Chevrolet o GPiX demonstra uma nova arquitetura-conceito, desenvolvida 100% pela engenharia brasileira e que poderá servir de base para futuros modelos compactos. Ele tem carroceria de duas portas e suspensão alta, o que facilita trafegar por ruas e estradas precárias.
Internamente, tem capacidade para até quatro passageiros e todos os assentos são escamoteáveis. O assoalho é plano, o que aumenta o espaço para as pernas dos ocupantes que vão atrás.
BUGSTER
A montadora de origem italiana também desenvolveu em terras brasileiras o Busgter, carrinho simpático com linhas inspiradas em um buggy. O design é interessante, simples e fluido. Sua cor verde chama bastante a atenção. Segundo a marca, a cor foi escolhida para reforçar seu vínculo com a natureza.
SAND'UP
A Renault também convocou sua equipe de design a produzir um modelo conceitual em solo brasileiro. O protótipo é um 2+2 equipado com um teto rígido e é bem versátil, podendo se transformar em conversível ou picape.
Esta é a primeira vez que o estande da Renault do Brasil apresenta no Salão de São Paulo um carro-conceito totalmente desenvolvido aqui. Com isso, a marca reforça a sua meta de desenvolver produtos cada vez mais adequados ao perfil e necessidades dos consumidores latino-americanos.
Baseado no Sandero Stepway, o Sand'up Concept pretende aliar o prazer de um conversível com as funcionalidades de uma picape. Na parte frontal, conta com um desenho parecido com o do Sandero Stepway. Na traseira, o destaque fica para a dupla saída esportiva de escapamento, no formato trapezoidal.
Curiosamente, para fazer com que a caçamba do Sand'up tivesse a flexibilidade necessária para o transporte dos mais variados objetos, a equipe do "Renault Design América Latina" criou um mecanismo que alonga o assoalho do veículo. Graças ao sistema corrediço, o carro fica até 40 centímetros mais longo. Nesta configuração, a caçamba passa a contar com 1,7 metro de comprimento, espaço suficiente para transportar, por exemplo, motocicletas, jet skis, bicicletas e pranchas de surfe. A capacidade de carga é de 500 quilos.
Se você pretende visitar o Salão, vale a pena conferir a criatividade dos profissionais brasileiros!
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