quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Conceitos com jeitinho brasileiro

A 25ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que fica aberta ao público até o próximo dia 9, tem este ano uma responsabilidade a mais. Afinal, a partir de agora, a mostra passa a integrar o respeitável calendário de eventos da Oica, (Organização Internacional de Fabricantes de Veículos Automotores). Com isso, terá o mesmo destaque dos maiores salões mundiais do setor, como os da Alemanha, França, Estados Unidos, Japão e Suíça.

Entre os inúmeros lançamentos, carros dos sonhos e show cars, merecem ser vistos e prestigiados os carros-conceito desenvolvidos aqui por profissionais brasileiros.

A função desses protótipos, além de chamar a atenção para os estandes das montadoras, é apontar tendências, demonstrar novas tecnologias e medir a reação do público para saber se modelos como esses seriam bem recebidos pelos consumidores.

Entre eles está o GPiX, que foi totalmente desenvolvido pelo Centro de Design da General Motors em São Caetano. Ele representa a visão da marca para um segmento do qual ainda não participa: o de crossovers. Crossovers são veículos que possuem características de modelos de dois ou mais segmentos. No caso do GpiX, ele mistura elementos de um cupê com um utilitário esportivo.

Chevrolet GPiX
Seu nome é uma combinação de letras que demonstra o significado do modelo: "G" é de global, e "Pix", a abreviatura de "Picture", que em inglês quer dizer "imagem" - seria algo como a imagem global de um crossover médio criado para a marca Chevrolet.

Na verdade, para a Chevrolet o GPiX demonstra uma nova arquitetura-conceito, desenvolvida 100% pela engenharia brasileira e que poderá servir de base para futuros modelos compactos. Ele tem carroceria de duas portas e suspensão alta, o que facilita trafegar por ruas e estradas precárias.

Internamente, tem capacidade para até quatro passageiros e todos os assentos são escamoteáveis. O assoalho é plano, o que aumenta o espaço para as pernas dos ocupantes que vão atrás.

BUGSTER
A montadora de origem italiana também desenvolveu em terras brasileiras o Busgter, carrinho simpático com linhas inspiradas em um buggy. O design é interessante, simples e fluido. Sua cor verde chama bastante a atenção. Segundo a marca, a cor foi escolhida para reforçar seu vínculo com a natureza.

SAND'UP
A Renault também convocou sua equipe de design a produzir um modelo conceitual em solo brasileiro. O protótipo é um 2+2 equipado com um teto rígido e é bem versátil, podendo se transformar em conversível ou picape.


Esta é a primeira vez que o estande da Renault do Brasil apresenta no Salão de São Paulo um carro-conceito totalmente desenvolvido aqui. Com isso, a marca reforça a sua meta de desenvolver produtos cada vez mais adequados ao perfil e necessidades dos consumidores latino-americanos.

Baseado no Sandero Stepway, o Sand'up Concept pretende aliar o prazer de um conversível com as funcionalidades de uma picape. Na parte frontal, conta com um desenho parecido com o do Sandero Stepway. Na traseira, o destaque fica para a dupla saída esportiva de escapamento, no formato trapezoidal.
Curiosamente, para fazer com que a caçamba do Sand'up tivesse a flexibilidade necessária para o transporte dos mais variados objetos, a equipe do "Renault Design América Latina" criou um mecanismo que alonga o assoalho do veículo. Graças ao sistema corrediço, o carro fica até 40 centímetros mais longo. Nesta configuração, a caçamba passa a contar com 1,7 metro de comprimento, espaço suficiente para transportar, por exemplo, motocicletas, jet skis, bicicletas e pranchas de surfe. A capacidade de carga é de 500 quilos.

Se você pretende visitar o Salão, vale a pena conferir a criatividade dos profissionais brasileiros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário